Postagem em destaque

Síndrome do irmão mais velho

Popular Posts

A SÍNDROME DO IRMÃO MAIS VELHO

Lucas - 15 - 25 : 32 

  1º Sintoma; avaliação distorcida, em relação ao seu irmão – falta de perdão -(v. 30) “Vindo, porém este TEU filho, que desperdiçou os teus bens com meretrizes, tu mandaste matar para ele o novilho cevado. 
” Este irmão mais velho errava quando ao julgar seu irmão (a quem nem mais considerava como tal) o condenava como um perdido. 
Ele não conseguia dimensionar o resultado da experiência que seu irmão vivera, arrependendo-se e buscando a reconciliação com o pai. 

O pai, que via corretamente, discordou do mais velho e afirmou: “Este teu irmão estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado.” 

Aprendamos com nosso Pai a misericórdia. Que seria de Moisés, Davi e Pedro, por exemplo, se nosso Deus não fosse misericordioso e perdoador? Você errará gravemente se não aprender a distinguir um pecador perdido de um pecador remido. Jesus deixou bem claro que a nós, cristãos, cabe perdoar como Ele perdoa: Mateus 18:21 e 22 (Pedro ouve de Jesus que deverá perdoar “setenta vezes sete”) e 23-35, onde Jesus conta a Parábola do Credor Incompassivo, destacando que quem não perdoa seu próximo deixa de beneficiar-se do perdão de Deus. Pense bem, há algum irmão para quem você tem negado o perdão? 

  2º Sintoma; avaliação distorcida em relação ao Pai - murmuração - (vs. 28 e 29)
 “Ele se indignou e não queria entrar; saindo, porém, o pai procurava conciliá-lo... Eis que há tantos anos te sirvo sem jamais transgredir uma ordem tua, e nunca me deste um cabrito sequer para alegrar-me com meus amigos;” 

Este irmão errava novamente, agora ao murmurar contra seu pai. Ele reclamava ser alvo de um tratamento desigual. Sentia-se injustiçado. Claro que o pai respondeu, mostrando-lhe a verdade: “Meu filho, tu sempre estás comigo; tudo o que é meu é teu.” (v. 31). 

No capítulo 10 de 1º Coríntios. Observe os versos 10 e 11: “E não murmureis, como alguns deles (Judeus) murmuraram, e pereceram pelo destruidor. Ora, tudo isto lhes acontecia como exemplo, e foi escrito para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos.” 

Como filho de Deus, como você tem se comportado para com Ele? Confia? É grato? Espera com paciência? Aprenda a ser misericordioso como Deus é e a ser grato e fiel para com o Pai. 

  3º Sintoma; avaliação distorcida em relação a si mesmo - se Julgava Certo - (v. 29) “Há tantos anos te sirvo, sem transgredir uma ordem tua...” 

Este irmão mais velho até parece gêmeo daquele fariseu da parábola contada por Jesus no mesmo Evangelho de Lucas, no capítulo 18. Ele se julgava perfeito, sem erros! E este falso censo de justiça própria é terrivelmente danoso para o indivíduo. Infalível, perfeito, justo... nenhum de nós o é! 

O terceiro sintoma deste homem é que ele se julgava certo é o de dispensar a humildade. A Soberba é a avenida para o desastre. 
Veja o exemplo de Moisés: Ex 3:11 “Quem sou eu para ir a Faraó e tirar do Egito os filhos de Israel?” 4:10 “Então disse Moisés ao Senhor: Ah Senhor! eu nunca fui eloqüente, nem outrora, nem depois que falaste a teu servo; pois sou pesado de boca e pesado de língua.” Gideão: Jz 6:14 e 15, Jeremias 1:5, Pedro em Lucas 5. Todos estes homens foram abençoados e serviram ao Senhor com poder porque antes de tudo foram humildes. 

CONCLUSÃO: Estes foram os três Sintomas que revelam a síndrome do irmão mais velho. Quem sabe você também entrou aqui despreocupado, pensando que tudo estava perfeito em sua vida e descobriu que há algo para mudar. Será que você está com problemas para perdoar alguém? Sua comunhão está rompida com algum outro irmão e você tem se negado a desprender perdão? Talvez você esteja envolvido no pecado da murmuração: tem duvidado da fidelidade do Senhor, sido ingrato para com Ele, deixado de buscá-lo em primeiro lugar crendo que Ele proverá as demais coisas... Ou ainda, pode ser que você esteja sofrendo do mal da soberba. Tem se esquecido de que os méritos da sua salvação advém do sangue do Cordeiro, que seu poder é derivado de Deus. Há soberba em teu coração? Então ore agora e peça ao Espírito Santo para purificá-lo. Saia daqui livre destes erros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo