Postagem em destaque

Síndrome do irmão mais velho

Popular Posts

Da Mansão para a Prisão

Texto: Gênesis 39: 15-23

Introdução.

- José foi parar no Egito, vendido por seus irmãos, comprado por Potifar, foi servir de mordomo na mansão deste. Potifar era um capitão da guarda de Faraó. E temos um caso de "assédio sexual. Gênesis 39:20, sai da mansão para a prisão. O que fazer quando isso acontece?

01. Creia na soberania de Deus.

- Gênesis 39:21a. "O Senhor, porém, estava com José".

- Qual era a sua mansão? - Um bom emprego. Família estável. Muitos amigos.

- De uma hora para outra você perde tudo. As circunstâncias da vida são como as ondas do mar. Mudam toda hora, como uma roda gigante uma hora ta em cima outra estar em baixo. A nossa vida é como "barcos", você não consegue controlar as ondas, creia e entregue o leme na mão de Deus. Você é como a massa na mão do oleiro "Deus ainda não terminou de fazer você".

2. Não pergunte: porque?

- Quando cometemos pecado e vamos para a "prisão", é uma coisa, o "sentimento de culpa" parece que nos ajuda a entender. Mas quando você não vê motivo aparente para "estar na prisão" é muito mais complicado somos tentados a murmurar. José estava preso porque fez tudo certo. GEN. 39:9 Quem sabe possamos perguntar: Para que?

- Ilustração: Jó. Perde a família, os bens materiais e a saúde. O livro de Jó não trata do sofrimento, trata de fé. Sofrimento é pano de fundo, meios usados para expor a fé. O testemunho de Jó, Jó 19:25, "Eu sei que o meu Redentor vive".

- Nas "prisões da vida" Deus molda nosso caráter. João 16:33.

3. Cultive a resignação.

- Resignação: É paciência no meio do sofrimento. Gênesis 37: 28 e Gen. 39:1 - José foi tratado como mercadoria. O pedido de José: Gênesis 40:14-15, Jeremias 17: 5. José pensou que poderia confiar no homem, Gênesis 40: 23. O homem se esqueceu dele. José é fonte de inspiração e ajuda na prisão, como muitas pessoas hoje, inspiram no meio do sofrimento.

4. Espere o tempo de Deus.

- Gênesis 41: 1- Passam-se dois anos.

A quem diga que: "A pessoa feliz é prisioneira do presente".

- Deus não diz eu era ou eu serei, Deus diz: Eu sou. Presente. Hoje. João 5: 5. O homem paralítico por 38 anos. Um grande inimigo da esperança: o tempo.

- Mas um dia Jesus passa na rota dos desesperados.

Conclusão. - Como é a vida? É uma rotina entre a "mansão e a prisão". O que fez a diferença na vida de José? Gênesis 39:1-5 e Gênesis 39: 21-23.

A PRESENÇA DE DEUS, SEMPRE.

- Creia na soberania de Deus. Não pergunte porque. Cultive a resignação.

Espere o tempo de Deus.

- Gênesis 41: 38-44. Uma ilustração do céu. - "Vem reinar comigo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo