Postagem em destaque

Síndrome do irmão mais velho

Popular Posts

A CIRANDA DO DIABO


Lucas 22:31-34
Jesus inicia suas graves palavras a Simão Pedro com a repetição do nome: “Simão, Simão...” (v. 31). Isto realça a preocupação de Jesus com Pedro. “Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo” (v. 31). Pediu a quem? A Deus. E Deus permitiu.

2º Ainda que o Maligno possa “cirandar” com os servos do Senhor, ele não o faz sem a permissão de Deus.
O Deus Eterno, tem o Diabo sob controle: o poder de Satanás é limitado, tanto em relação ao tempo quanto ao seu alcance.
Tanto é que a derrota de Satanás já está decretada e seu final descrito no Apocalipse (Ap20:10).
Na experiência de , o diabo pleiteou autorização para, inicialmente, tocar nos bens de .
Depois na saúde. O Maligno agiu dentro do limite estabelecido por Deus.
O verbo usado por Jesus, “cirandar”, significa “peneirar” e descreve o processo de provas pelo qual o genuíno é separado do falso, o bom do mau. Jesus alertou a Pedro de que problemas viriam e que Satanás estaria atacando os apóstolos.

Observe que, antes de qualquer reação de Pedro, Jesus acrescentou: “mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça” (v. 32).

Vemos aqui o cumprimento do que João escreveu em I Jo 2:1: Jesus é nosso advogado. Jesus orou por Pedro para que este se recobrasse após as turbulências que viriam. O Senhor sabia das três negativas que Simão cometeria e que isto seria superado: “e tu, quando te converteres, fortalece teus irmãos” (v. 32). Pedro foi o primeiro dos doze a se encontrar com Jesus ressurreto e a entender o fato da ressurreição (Lucas 24:34).

Quando o Inimigo do Povo de Deus se lança na obra de “cirandar” os crentes, geralmente encontra facilidade porque grande parte dos cristãos vivem intensamente dois grandes proplemas:

1. A filosofia de vida espiritual do “sentir-se PRONTO” (v. 33)
  • Observe no verso 33 a resposta de Pedro ao alerta de Jesus: “Senhor, estou PRONTO a ir contigo tanto para a prisão como para a morte”. Simão estava completamente equivocado quanto à sua condição; ele estava super estimando-se.
  • O Senhor Jesus discordou de Pedro e o alertou de que naquele mesmo dia, antes que o galo cantasse, três vezes Pedro o negaria.
  • Você oferecerá muitas facilidades ao Inimigo toda vez que sentir-se suficiente, superior, infalível, grande, indestrutível, perfeito... Lembre-se de quantas vezes a Palavra de Deus nos alerta para o perigo da soberba! A soberba, sempre, precede a ruína! (Pv 16:18).
  • Pedro se dizia PRONTO. Ele nem fazia ideia do quanto teria ainda que percorrer... do quanto faltava Deus fazer em sua vida.
  • Tamanha era a segurança de Pedro que, conforme Mateus 26:33-35, ele declarou: “ainda que todos se escandalizem de ti, EU NUNCA me escandalizarei”. Conforme Mateus, após Jesus revelar as três negativas que ocorreriam dentro de algumas horas, Pedro rebateu: : “DE MODO ALGUM te negarei!”.
  • O Evangelho de Marcos registra que Pedro “repetia com veemência...” tais palavras (Mc 14:31). Ou seja, Pedro teimava com Jesus de que sua lealdade resistiria a qualquer prova.
2. Na filosofia de vida espiritual baseada na “VISÃO MÍOPE do Reino de Deus
  • O problema de Pedro, basicamente, era de não comungar da visão de Jesus.
  • Quando Jesus descrevia o Reino, Pedro imaginava outra coisa: poder e grandeza terrenos! Ele estava disposto a morrer por este “poder”! Jesus sabia que logo Pedro descobriria a verdade, por isso disse: “quanto te converteres, fortalece teus irmãos” (v. 32).
  • A miopia espiritual de Pedro fica realçada no episódio das duas espadas, conforme Lucas 22:35-38. Simão era o detentor de pelo menos uma das duas espadas apresentadas ao Senhor. Apesar da reprimenda de Jesus, Pedro a utilizou, conforme João 18:10: “Então Simão Pedro, que tinha uma espada, puxou dela e feriu o servo do sumo sacerdote, cortando-lhe a orelha direita. O nome do servo era Malco.”
  • Quantas pessoas, hoje, oferecem facilidades ao Inimigo porque ignoram a natureza do Reino de Deus e os verdadeiros propósitos da Igreja. Não é raro que pessoas confundam a Igreja com algo parecido com uma empresa, um shopping, um circo, um negócio, um ringue...
Deus abençoe: Pr. Joel Medeiros

2 comentários:

  1. Considerando o interesse para comentários, quero expressar meu pensamento a respeito de alguns pontos da mensagem.
    "Ainda que o Maligno possa “cirandar” com os servos do Senhor, ele não o faz sem a permissão de Deus."
    Muitas vezes a impressão que se tem do verbo permitir é no sentido de permissividade e esse sentido nunca se aplica a Deus, visto que o que ele estabeleceu é definitivo e não pode degar a si mesmo.
    Com isso, entendo que, nunca o diabo terá permissão de Deus, sob nenhuma circunstância.
    Quando o Senhor Jesus falou com Pedro essas palavras, Pedro não tinha recebido o Espírito Santo ainda e viviam na antiga dispensação.
    Milton Vilela
    miltonvilela@msn.com

    ResponderExcluir
  2. Meu Amado Irmão Milton o Irmão estar equivocado em relação a esse assunto independente da aliança, antiga ou nova Deus permite sim que seus servos passem por reveses, com diverssas finalidades; para ensino como foi o caso de Pedro na negação, ele aprende a lição que só Deus tem o conhecimento de fraquezas e fortalezas a nosso respeito.
    Deus é soberano e unipotente e até o diabo pra tentar um filhos de Deus não o pode fazer sem permissão Divina, Deus é Deus amado, criador e dominador de tudo. leia a história de jó e veja que nada a ver tem, com aliança ou dispensações e sim com prova de Domínio soberano de Deus e Fidelidade do homem para com Ele.

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo