Postagem em destaque

Síndrome do irmão mais velho

Popular Posts

Fechando os Muros

- Neemias - 6 - 15 : 15 Intro: Após obter autorização do rei Artaxerxes para a reconstrução de Jerusalém, Neemias chega a cidade que estava destruída, imediatamente a obra começa. Porque era tão importante reconstruir os muros?: Sem os muros não se havia separação dos inimigos, com os muros rachados a cidade estava sem proteção, os inimigos entravam e saiam a hora que queriam, seu paganismo, suas idolatrias continuavam dentro dos muros de Jerusalém, Neemias então diz: "edifiquemos os muros e deixemos de ser vergonha. 2:17". Com os muros erguidos a cidade se fortalece e os inimigos ficam do lado de fora,

Vejamos o que enfrentou Neemias para reconstruir os muros:

  1. Para reconstruir os muros Neemias enfrentou o escárnio ( Neemias 4:1-3). a. Uma das armadilhas mais usadas por Satanás é o descaso, e foi essa a primeira que ele usou contra Neemias. Vejam o que as pessoas diziam:
i. Fracos judeus (v.2). - Vocês são fracos, desqualificados, não são especialistas em muros, Vocês acham que vão mesmo terminar esta obra? Desistam vocês nunca irão terminar isso, seu Deus não liga para vocês.
ii. Pedras queimadas (v.2). - Quando as pedras calcarias são queimadas elas se tornam muito moles e perdem a durabilidade, então estavam dizendo este muro vai cair logo não vai durar, até um animal noturno derrubará seu muro, vocês estão perdendo seu tempo, desistam nós somos mais fortes do que vocês, vamos entrar a qualquer hora aí.
iii. Provocam a ira (v.5). - Enquanto os homens estavam trabalhando para reconstruir seus muros o inimigo lá estava, provocando, tentando desviar suas atenções da obra, tentando irritá-los a tal ponto que desistissem de tudo. - Muitas vezes em nossas vidas nós estamos querendo levantar os muros, pode ter certeza que Satanás vai tentá-lo a desistir, vai rir de você, vai dizer você é muito fraco para fazer isso, você não tem coragem, Deus não está se importando com você, você já caiu uma vez vai cair de novo.

  2. Para reconstruir os muros Neemias sofreu ataques do inimigo (Neemias 4:7-8).
a. O inimigo uniu forças (v.8). i. Os arábicos eram liderados por Gesém (Neemias 2:19). ii. Os amonitas eram liderados por Tobias (Neemias 2:19). iii. Os asdoditas (Filisteu) provavelmente foram insitados por Sambalá.
b. O inimigo agora quer o confronto (v.8).
i. O inimigo viu que o escárnio não havia funcionado.
ii. Os muros já estavam até a metade, não podiam esperar mais pelas raposas.
iii. Teriam que atacar e o ataque seria secreto (4:11).
c. Como reagiu Neemias aos ataques do inimigo?
i. Com oração (Neemias 4:9).
ii. Estando preparado para o ataque (Neemias 4:9).
- distribuiu o povo (4:13).
- armou o povo (4:13).
- elaborou um plano:
- metade trabalhava a outra metade vigiava (4:16).
- os carregadores, uma mão com espada e a outra com a carga (4:17).
- os edificadores traziam a espada na cinta (4:18).
- todos estavam prontos (4:23).
iii. Vigiando (Neemias 4:21).
- O vale de Ono ficava a aproximadamente a uns 32 Km de Jerusalém, a intenção de Sambalá e seus amigos era a de afastar Neemias da obra, para que na sua ausência atacassem a cidade e até mesmo com a intenção de matá-lo no vale.
- De acordo com o relato quatro vezes o mesmo pedido quatro vezes a mesma resposta.
- Neemias considerava a sua obra mais importante que qualquer outra coisa, e ele não queria jogar seu precioso tempo fora.
- Satanás vai nos fazer convites para nos desviar da obra do Senhor, ele vai insistir, colocará em nossos caminhos a mulher adúltera, jovens vocês serão convidados aos prazeres da mocidade, se não considerarmos a obra de Deus como prioridade iremos aceitar o convite, Neemias disse: "Estou fazendo grande obra".

  3. Para reconstruir os muros Neemias foi caluniado (Neemias 6:5-9).
a. Mais uma investida para afastar Neemias da obra, dessa vez foi à calúnia, a carta foi lida em público com o objetivo de:
i. Talvez fazer com que ele fosse até Ono para esclarecer os fatos, e assim a obra seria interrompida. ii. Minar sua autoridade, dizendo que ele havia comprado os profetas para falarem dele ao povo e proclamá-lo rei.
b. Quando estamos querendo arrumar nossas vidas diante de Deus, quando estamos querendo erguer novamente os muros da separação do mundo, do pecado e vivermos uma vida santa e que agrada a Deus Satanás vai tentar nos caluniar, usando pessoas para julgar nossos motivos e intenções. Não desanime, pois, "Deus fortalecerá suas mãos". 

  4. Par reconstruir os muros Neemias foi traído (Neemias 6:10-13).
a. O profeta diz a Neemias: Deus me revelou que os inimigos vão tentar te matar ainda esta noite, vamos pois ao templo e nos escondamos lá.
b. Neemias conhecia seu Deus e sabia que Ele não iria dar uma profecia que contrariasse a lei de Moisés, que impedia que um leigo entrasse no templo.
c. Quando alguém está andando com Deus e conhecendo a sua palavra ele não vai dar ouvidos a falsos profetas e falsas doutrinas (Heb. 4:12 & 5:14).

Conclusão.
a. Assim em meio à zombaria, ataques, calúnia e traição a obra foi concluída em 52 dias.
b. Não se preocupe se ao tentar consertar sua vida você sofrer ataques, lembre-se esses ataques podem vir até de dentro da sua própria casa ou igreja, tenha sempre em mente esta grande verdade: “Deus dos céus é quem nos dará bom êxito.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo